05/09/2017

Livro Roteiro


Livro Roteiro - Capítulo 12
O SERVIÇO RELIGIOSO

Resultado de imagem para livro roteiro chico xavier

Desde quando começou na Terra o serviço de adoração
a Deus? Perde-se o alicerce da fé na sombra de evos
insondáveis.
Dir-se-ia que o primeiro impulso da planta e do verme,
à procura da luz, não é senão anseio religioso da vida,
em busca do Criador que lhes instila o ser.

Leia mais...

Considerando, porém, as escolas religiosas dos povos
mais antigos, vemos no sistema egípcio a idéia central
da imortalidade, com avançadas concepções da Grandeza
Divina, mas enclausurada nos templos do sacerdócio ou
no palácio dos faraós, sem ligação com o espírito popular,
muita vez relegado à superstição e ao abandono.

Na Índia, identificando o culto da sabedoria. Instrutores
eminentes aí ensinam que a bondade deve ser a raiz de
nossas relações com os semelhantes, que as nossas
virtudes e vícios são as forças que nos seguirão, além
do túmulo, propagando-se abençoadas lições de
aperfeiçoamento moral e compreensão humana;
entretanto, o espírito das castas aí sufocou os santuários,
impedindo a desejável extensão dos benefícios
espirituais aos círculos do povo.

Na Pérsia, temos no zoroastrismo a consagração do
nosso dever para com o Bem; todavia, as comunidades
felicitadas por seus respeitáveis ensinamentos se
confiam a guerras de conquista e destruição.

Entre os Judeus, sentimos o sopro da revelação do Deus
Único, estabelecendo o reino da justiça na Terra, mas,
apesar da glória sublime que coroa a fronte de Moisés e
dos profetas que o sucederam, o orgulho racial é uma
chaga viva no coração do Povo Escolhido.

Na China, possuímos a exaltação da simplicidade, através
de lições que fulguram em todas as suas linhas sociais,
destacando o equilíbrio e a solidariedade, contudo, o
grande povo chinês não consegue superar as perturbações
do separativismo e do cativeiro.

Na Grécia, encontramos o culto da Beleza. Os mistérios
de Orfeu traçam formosos ideais e constroem maravilhosos
santuários. O aprimoramento da arte e da cultura, porém,
não consegue criar no espírito helênico a noção do Amor
Universal. Generais e filósofo usam a inteligência para a
dominação e, de modo algum, se furtam às tentações do
campo bélico, acendendo a abominável fogueira da
discórdia e do arrasamento.

Em Roma, surpreendemos o Direito ensinando que o
patrimônio e a liberdade do próximo devem ser respeitados,
no entanto, em nenhuma civilização do mundo observamos
juntos tantos gênios da flagelação e da morte.

Hermes é a Sabedoria.

Buda é a Renunciação.

Zoroastro é o Dever.

Moisés é a Justiça.

Confúcio é a Harmonia.

Orfeu é a Beleza.

Numa Pompílio é o Poder.

Em todos os grandes períodos da evolução religiosa,
antes do Cristo, vemos, porém, as demonstrações
incompletas da espiritualidade. Não há padrões
absolutos de perfeição moral, indicando aos homens
o caminho regenerador e santificante. Aparecem
linhas divisórias entre raças e castas, com váriostipos de louvor e humilhação para ricos e pobres,
senhores e escravos, vencedores e vencidos.

Com Jesus, no entanto, surge no mundo o vitorioso
coroamento da fé. No Cristianismo, recebemos as
gloriosas sementes de fraternidade que dominarão
os séculos. O Divino Fundador da Boa Nova entra
em contacto com a multidão e o santuário do Amor
Universal se abre, iluminado e sublime, para a
santificação da Humanidade inteira.

Nenhum comentário:

Prece belíssima!

"O lírio que floresce no lodo é uma estrela de Deus que, brilhando no charco, jamais se contamina." (André Luiz)

Meu coração é uma estrela

Meu coração é uma estrela, e eu fui criado para o bem e para a luz!...
Não fui criado para o mal, nem para a corrupção.
Não recebi uma alma para transfigurá-la em espectro do lodo.
Não fui feito para o vício e a degradação.
Meu corpo é santuário sagrado criado para a exteriorização do amor e da luz.
Meus sentimentos são pérolas que não devo dividir com a imundície.
Meu pensamento é matéria sutil que devo dirigir para as criações superiores.
Minha vontade é alavanca que deseja meu Deus me projete no rumo da paz e da glória.
Situou-me Ele no mundo para que eu me livre do animal que ainda sou e não que o perpetue em mim.
Preparou-me Ele o espírito para a perfeição da angelitude e não para a degradação infamante da forma.Soprou-me na mente o progresso e não o gelo da estagnação.
Portanto, estou no mundo em aprendizado e não em escravidão; em busca da luz e não das trevas; forjando a sublimação e não o retrocesso.
Situa-me, Senhor, dentro desta verdade, e me ampara os caminhos para que eu não ceda às tentações do mundo.
Que eu sirva quanto esteja em mim servir; que eu ame quanto possa; que estenda as mãos e ampare sempre; que esteja próximo quando necessitado; que eu caminhe distribuindo o melhor de mim; que possam contar comigo todos os irmãos do mundo, mas te peço Pai:
não permite que eu me iluda, me vicie e me perca nele, por ingenuidade ou invigilância, e assim, cego, equivocadamente substitua valores e me afaste de Ti, cada vez mais, para meu próprio prejuízo e infelicidade!...

Assim seja!

Prece ditada por André Luiz - Instituto de Estudo, Pesquisa e
Divulgação Espírita André Luiz - Curitiba, PR


PayPal Logo

Cadastre-se no PayPal e comece a aceitar pagamentos com cartão de crédito instantaneamente.

OBRAS BÁSICAS

Leia e divulgue as obras básicas da doutrina espírita. "A maior caridade que podemos fazer em relação à Doutrina é a sua própria divulgação"

Vibrações Online - Clicar no link abaixo

PASSE VIRTUAL - Clicar no link abaixo