
É fundamental para a nutrição mastigar os alimentos até que estejam completamente triturados e só depois engolir. O nosso organismo leva de
15 a 20 minutos para avisar o cérebro de que está saciado. Mastigando lentamente a sensação de saciedade inibindo a fome, ocorre antes que se consuma uma grande quantidade de alimentos. A mastigação é o início do processo digestivo, onde ocorre a quebra dos alimentos através das enzimas da saliva e da ação mecânica da mastigação para a liberação dos nutrientes que serão absorvidos depois.
A atividade física regular é outro item fundamental, no combate a obesidade. Uma boa dica é, depois de realizada a refeição, caminhar um pouco para facilitar todo o processo digestivo.
Evite engolir os alimentos sem mastigar, comer em pé, lendo ou vendo televisão, não é saudável e pode contribuir para o aumento de peso.
É interessante se alimentar em ambiente calmo, sem ruídos irritantes, como música alta e agitada. Conversas agradáveis à mesa estimulam a mastigação mais lenta, bem como música suave.
Para que o processo digestivo se dê com uma grande eficácia, é vital que os alimentos sejam bem mastigados e ensalivados; os orientais consideram que a saliva é um líquido fortemente carregado com energia eletromagnética e que tem propriedades curativas, por isso devemos fazer um esforço para molhar bem com a saliva, os alimentos ingeridos.
Uma boa mastigação e ensalivação dos alimentos trazem enormes benefícios para a saúde, dentre os quais:
1. Melhoria da digestão;
2. Maior calma e relaxamento;
3. Clareza de pensamento e raciocínio;
4. Menos desejo de comer açúcar e doces em geral;
5. Criação de uma condição mais alcalina no corpo;
6. Dentes e gengivas mais fortes;
7. Maior capacidade de auto-cura.
Sugestões:
- Coma sempre sentado, com a coluna ereta e descontraído;
- Não coma quando se sentir irritado ou ansioso - respire profundamente antes de começar a refeição, acalme-se, ou vá dar uma volta para arejar.
- Não atenda o telefone quando estiver a comer.
- Tente mastigar pelo menos 30 vezes cada garfada e repouse os talheres entre cada uma; de forma a estimular bem os dentes e gengivas e ter uma boa digestão.
- Mastigue de forma espirálica, isto é, utilizando todos os dentes.
-Faça uma caminhada de dez minutos depois das refeições.
Considere isso um investimento à sua saúde e boa sorte!