21/08/2017

“NÃO ESTÁS DEPRIMIDO, ESTÁS DISTRAÍDO”

Resultado de imagem para flores
Uma reflexão extraordinária
escrita por Facundo Cabral*



“NÃO ESTÁS DEPRIMIDO, ESTÁS DISTRAÍDO”
Não estás deprimido, estás distraído.
Distraído em relação à vida que te preenche,
distraído  em  relação à vida  que  te  rodeia, 

golfinhos, bosques,  mares,  montanhas, rios.
Não  caias  como  caiu  teu irmão  que  sofre 
por um único  ser  humano, quando  existem 
cinco mil e seiscentos milhões no mundo.
Além de tudo, não  é assim tão ruim viver só. 
Eu fico bem, decidindo a cada instante o que 
desejo fazer, e  graças à solidão conheço-me. 
O que é fundamental para viver.

Leia mais...
Não faças o que  fez  teu  pai, que  se  sente 
velho  porque  tem  setenta  anos, e esquece 
que  Moisés  comandou o Êxodo aos oitenta e 
Rubinstein   interpretava   Chopin   com  uma 
maestria  sem  igual  aos  noventa, para citar 
apenas dois casos conhecidos.

Não estás deprimido, estás distraído.
Por isso acreditas que perdeste algo, o que é 
impossível,  porque  tudo  te  foi  dado.  Não
fizeste um só cabelo de tua cabeça, portanto
não  és  dono  de coisa alguma. Além disso, a
vida não  te tira coisas: te liberta  de  coisas,
alivia-te para que possas voar mais alto, para
que alcances a plenitude.

Do útero ao túmulo, vivemos numa escola; por 
isso, o  que  chamas de  problemas são  apenas 
lições. Não perdeste coisa  alguma: aquele que 
morre apenas está adiantado em relação a nós, 
porque todos vamos na mesma direção. 
E não esqueças, que o melhor dele, o amor, 
continua vivo em teu coração.

Não existe a morte, apenas  a mudança.
E  do  outro  lado  te  esperam  pessoas
maravilhosas:
Gandhi, o  Arcanjo Miguel, Whitman,  São 
Agostinho, Madre Teresa, teu avô e minha
mãe, que  acreditava  que  a pobreza está
mais próxima do amor, porque o  dinheiro
nos  distrai   com  coisas  demais,  e   nos
machuca, porque  nos torna desconfiados.
Faz apenas o que amas e serás feliz. Aquele
que   faz  o  que  ama,  está   benditamente
condenado ao sucesso, que  chegará quando
for  a  hora,  porque  o que  deve ser será, e
chegará de forma natural.

Não faças coisa alguma por obrigação ou por
compromisso, apenas por amor.
Então  terás   plenitude, e  nessa  plenitude
tudo  é   possível  sem  esforço,  porque  és
movido pela força natural da vida. A mesma
que  me  ergueu  quando  caiu  o  avião  que
levava minha mulher e minha filha;
a mesma  que  me manteve  vivo  quando os
médicos me deram três ou quatro meses  de
vida.
Deus te tornou responsável por um ser humano,
que és tu. Deves trazer felicidade e liberdade
para ti mesmo.

E só então poderás compartilhar a vida verdadeira
com todos os outros.
Lembra-te: "Amarás ao próximo como a ti mesmo".
Reconcilia-te contigo, coloca-te frente ao espelho
e pensa que esta criatura que vês, é uma obra de
Deus, e  decide  neste  exato  momento  ser feliz,
porque a felicidade é uma aquisição.

Aliás, a felicidade não é um direito, mas  um
dever;  porque  se  não  fores  feliz,   estarás
levando amargura para todos os teus vizinhos.
Um único homem que não possuiu talento  ou
valor para viver, mandou matar  seis  milhões
de judeus, seus irmãos.

Existem tantas coisas para experimentar, e  a
nossa passagem  pela  terra é  tão  curta, que
sofrer é uma perda de tempo.

Podemos experimentar a neve no inverno  e as
flores  na  primavera, o  chocolate  de  Perusa,
a  baguette  francesa,  os tacos  mexicanos,   o
vinho  chileno, os mares e os rios, o futebol dos
brasileiros,  As   Mil  e   Uma  Noites,  a   Divina
Comédia, Quixote, Pedro Páramo, os boleros de
Manzanero e as  poesias  de Whitman; a  música
de  Mahler,   Mozart,    Chopin,   Beethoven;  as
pinturas de Caravaggio, Rembrandt, Velázquez,
Picasso e Tamayo, entre tantas maravilhas.

E se estás com câncer ou AIDS, podem acontecer
duas coisas, e ambas são positivas:
se a doença ganha, te liberta do corpo que é cheio
de processos (tenho fome, tenho frio, tenho  sono,
tenho   vontades,  tenho   razão,  tenho  dúvidas )
Se  tu vences,  serás  mais  humilde, mais  agrade-
cido... portanto, facilmente feliz, livre do enorme
peso da  culpa, da responsabilidade  e  da vaidade,
disposto   a  viver  cada  instante  profundamente,
como deve ser.

Não estás deprimido, estás desocupado.
Ajuda a criança que precisa de ti, essa criança que
será sócia do teu filho. Ajuda os velhos e os jovens
te ajudarão quando for tua vez.
Aliás, o serviço prestado é uma forma segura de ser
feliz, como é gostar da natureza e cuidar dela para
aqueles que virão.
Dá sem medida, e receberás sem medida.
Ama  até  que te  tornes  o  ser amado; mais  ainda
converte-te no próprio Amor.
E  não  te deixes  enganar  por  alguns  homicidas e
suicidas.
O  bem  é maioria, mas  não  se  percebe  porque  é
silencioso.
Uma  bomba  faz  mais  barulho  que   uma  caricia,
porém, para  cada  bomba que  destrói  há milhões
de carícias que alimentam a vida.


*Facundo Cabral é um cantor Argentino, nascido
em 22 de maio de 1937 na cidade  de  Balcarce,
província de Buenos Aires, Argentina. Em  tenra
idade seu  pai  deixou a casa e  a mãe  com três
filhos  que  emigraram  para  Tierra  del  Fuego
no sul da Argentina. Cabral  teve  uma  infância
dura  e  desprotegida, tornando-se um marginal,
a ponto de  ser internado  em  um reformatório.
Em pouco tempo conseguiu  escapar  e, segundo
conta, encontrou Deus nas palavras de Simeão.

Em 1970, ele gravou “No Soy De Aquí, Ni Soy De Allá”
e seu nome fica conhecido em todo o mundo, gravando
em nove idiomas e com cantores da estatura de Julio Iglesias, Pedro Vargas e Neil Diamond, entre outros.

Influenciado, no lado espiritual, por Jesus, Gandhi e
Madre Teresa de Calcutá, na literatura por Borges  e
Walt Whitman, sua vida toma um rumo espiritual  de observação  constante  em tudo o  que acontece  em
seu redor, não se conformando o que vê, durante sua carreira como um cantor de Música Popular e,toma o caminho   da  crítica  social, sem   abandonar  o  seu
habitual senso de humor.

Em reconhecimento do seu constante apelo à paz
e amor, em 1996, a Organização das Nações Unidas
para  a  Educação,  Ciência  e  Cultura (UNESCO)  o
declarou “Mensageiro mundial da Paz”.

Fonte: Facundo Cabral na Wikipedia/Prof. Calixto S.Neto/http://www.facundocabral.org/outros…





Nenhum comentário:

Prece belíssima!

"O lírio que floresce no lodo é uma estrela de Deus que, brilhando no charco, jamais se contamina." (André Luiz)

Meu coração é uma estrela

Meu coração é uma estrela, e eu fui criado para o bem e para a luz!...
Não fui criado para o mal, nem para a corrupção.
Não recebi uma alma para transfigurá-la em espectro do lodo.
Não fui feito para o vício e a degradação.
Meu corpo é santuário sagrado criado para a exteriorização do amor e da luz.
Meus sentimentos são pérolas que não devo dividir com a imundície.
Meu pensamento é matéria sutil que devo dirigir para as criações superiores.
Minha vontade é alavanca que deseja meu Deus me projete no rumo da paz e da glória.
Situou-me Ele no mundo para que eu me livre do animal que ainda sou e não que o perpetue em mim.
Preparou-me Ele o espírito para a perfeição da angelitude e não para a degradação infamante da forma.Soprou-me na mente o progresso e não o gelo da estagnação.
Portanto, estou no mundo em aprendizado e não em escravidão; em busca da luz e não das trevas; forjando a sublimação e não o retrocesso.
Situa-me, Senhor, dentro desta verdade, e me ampara os caminhos para que eu não ceda às tentações do mundo.
Que eu sirva quanto esteja em mim servir; que eu ame quanto possa; que estenda as mãos e ampare sempre; que esteja próximo quando necessitado; que eu caminhe distribuindo o melhor de mim; que possam contar comigo todos os irmãos do mundo, mas te peço Pai:
não permite que eu me iluda, me vicie e me perca nele, por ingenuidade ou invigilância, e assim, cego, equivocadamente substitua valores e me afaste de Ti, cada vez mais, para meu próprio prejuízo e infelicidade!...

Assim seja!

Prece ditada por André Luiz - Instituto de Estudo, Pesquisa e
Divulgação Espírita André Luiz - Curitiba, PR


PayPal Logo

Cadastre-se no PayPal e comece a aceitar pagamentos com cartão de crédito instantaneamente.

OBRAS BÁSICAS

Leia e divulgue as obras básicas da doutrina espírita. "A maior caridade que podemos fazer em relação à Doutrina é a sua própria divulgação"

Vibrações Online - Clicar no link abaixo

PASSE VIRTUAL - Clicar no link abaixo