08/03/2007

Alimentação - O Código de Cores



Alimentação - OCódigo de Cores
A alimentação humana vem mudando conforme as necessidades de cada momento. De algum tempo para cá, além do preço, e da facilidade de obtenção, há uma seleção de alimentos sendo direcionada para a promoção, e manutenção da saúde.
Pela primeira vez na história da humanidade o número deindivíduos com sobrepeso e abaixo do peso é praticamente o mesmo, 2.1 bilhões(UCLA). Há tempos o homem em sua cadeia evolutiva foi se afastando do alimentoem sua forma natural. Há uma epidemia mundial de obesidade juntamente a uma explosão de doenças relacionadas, incluindo diabetes, síndrome metabólica,problemas ósseos, cardiovasculares, pulmonares e até algumas formas de câncer.
A obesidade e o sobrepeso são responsáveis em grande partepelos custos e cuidados com a saúde, além de contribuir para o crescimento dos números de mortalidade no mundo.Só uma dieta não basta. Faz-se necessário o benefício de um conjunto de ações ao longo do tempo, para diminuir o risco da ocorrência destas doenças.
Segundo o centro de nutrição humana da UCLA, a ingestão diária, entre 400 e 600 g de frutas e vegetais está associada à redução da incidência de algumas formas de câncer. Tais alimentos contêm fitoquímicos que podem regular a expressão do gen, inibindo a formação de células carcinogênicas.A cor dos fitoquímicos proporciona facilidade em orientar a população sobre como as cores dos alimentos podem direcionar a ingestão das frutas e vegetais.
Alimentos vermelhos contêm licopeno um antioxidante, encontrado nos tomates (melhor absorção equantidade se aquecido), goiaba, etc, e está envolvido na saúde da próstata,pulmões e coração.
Os vegetais amarelos e verdes, como o milho e verdes folhosos contém Luteína e “Zeaxanthin”,estando relacionados à saúde da retina (degeneração macular ocorre com a idade), do coração e do sistema imunológico.
Alimentos vermelhos e roxos contêm antocianinas e reverastrol, poderosos antioxidantes,encontrados nas maçãs, uvas, “berries” e vinho tinto, protegem o DNA, e a saúde do coração.
A cor laranja como cenoura, manga, abóbora, damasco, contém beta caroteno, e ajudam o sistema imunológico.
As amarelas comolaranjas, tangerinas e limões contêm flavonoides cítricos, que também protegemo coração e o sistema imunológico.
Alimentos verdes(as brassicas) incluindo brócolis, couve de Bruxelas, agrião, nabo, rúcula,repolho, e outros contém glicosinolatos, protegem o sistema cardiovascular eimunológico.
Vegetais brancos como os da família da cebola, alho, cogumelos, contém compostos organo-sulfuricos,alicina, quercitina, adenosina e outros fitoquímicos, protegendo o sistema cardiovascular, diminuindo a pressão arterial.
No mundo todo, Estudos sobre hábitos alimentares, indicam que o baixo risco de doenças crônicas, incluindo algumas formas de câncer, estávinculado ao consumo de frutas,vegetais, alimentos integrais, proteínas como a da soja, e freqüentemente pouca gordura e muita fibra.
Adultos e crianças, deveriam ingerir pelo menos um alimentode cada grupo, diariamente.
O código de cores é uma simplificação das recomendações nutricionais, e justamente por ser de fácil entendimento, auxilia muitas pessoas a encontrar alimentos saudáveis quando viajam ou freqüentam restaurantes. Em casa, preparar os alimentos de forma simples e rápida influencia o padrão de alimentação, pois evita a perda dos nutrientes, em sua preparação.

Síntese com base no artigo “Aplicando ciência para mudar da alimentação.”Por: Marly P. Welter
alice martins

Nenhum comentário:

Prece belíssima!

"O lírio que floresce no lodo é uma estrela de Deus que, brilhando no charco, jamais se contamina." (André Luiz)

Meu coração é uma estrela

Meu coração é uma estrela, e eu fui criado para o bem e para a luz!...
Não fui criado para o mal, nem para a corrupção.
Não recebi uma alma para transfigurá-la em espectro do lodo.
Não fui feito para o vício e a degradação.
Meu corpo é santuário sagrado criado para a exteriorização do amor e da luz.
Meus sentimentos são pérolas que não devo dividir com a imundície.
Meu pensamento é matéria sutil que devo dirigir para as criações superiores.
Minha vontade é alavanca que deseja meu Deus me projete no rumo da paz e da glória.
Situou-me Ele no mundo para que eu me livre do animal que ainda sou e não que o perpetue em mim.
Preparou-me Ele o espírito para a perfeição da angelitude e não para a degradação infamante da forma.Soprou-me na mente o progresso e não o gelo da estagnação.
Portanto, estou no mundo em aprendizado e não em escravidão; em busca da luz e não das trevas; forjando a sublimação e não o retrocesso.
Situa-me, Senhor, dentro desta verdade, e me ampara os caminhos para que eu não ceda às tentações do mundo.
Que eu sirva quanto esteja em mim servir; que eu ame quanto possa; que estenda as mãos e ampare sempre; que esteja próximo quando necessitado; que eu caminhe distribuindo o melhor de mim; que possam contar comigo todos os irmãos do mundo, mas te peço Pai:
não permite que eu me iluda, me vicie e me perca nele, por ingenuidade ou invigilância, e assim, cego, equivocadamente substitua valores e me afaste de Ti, cada vez mais, para meu próprio prejuízo e infelicidade!...

Assim seja!

Prece ditada por André Luiz - Instituto de Estudo, Pesquisa e
Divulgação Espírita André Luiz - Curitiba, PR


PayPal Logo

Cadastre-se no PayPal e comece a aceitar pagamentos com cartão de crédito instantaneamente.

OBRAS BÁSICAS

Leia e divulgue as obras básicas da doutrina espírita. "A maior caridade que podemos fazer em relação à Doutrina é a sua própria divulgação"

Vibrações Online - Clicar no link abaixo

PASSE VIRTUAL - Clicar no link abaixo